sábado, 18 de outubro de 2014

Escolhendo a Impressora - Pontos Chave

Como escolher a melhor impressora para sublimação?
Como não existe uma máquina que seja perfeita e atenda todas as necessidades de uso e orçamento, vou apontar alguns itens que considero essenciais na escolha da máquina mais adequada para o seu negócio.


  1. O que OFERTAR X o que o cliente quer RECEBER - uma pequena pesquisa de mercado pode ser uma excelente ferramenta para ver se sua ideia é economicamente viável. Após sondar a necessidade real do mercado, busque uma máquina adequada àquilo que você pretende produzir. Por exemplo: caso pretenda produzir abadás para escolas de samba com sublimação total, de nada adianta comprar uma impressora pequena, pois para estampar peças inteiras você precisa de uma impressora de no mínimo 1,10m de boca. E aqui ainda vale lembrar que esta dica se aplica também na escolha da Prensa Térmica.
  2. Número de cores - em impressoras jato de tinta, o número de cartuchos pode variar entre 4 e 8. A paleta padrão é a CMYK e possui 4 cores (C = Ciano, M = Magenta, Y = Amarelo, K = Preto). As impressoras de 6 a 8 cartuchos possuem cores adicionais. De maneira geral, impressoras com 4 cartuchos são suficientes para quem pretende trabalhar com objetos sublimados. Porém, quem tem em mente trabalhar com fotografias e capturar nuances diferentes utilizando diferentes tonalidades de cores deve considerar a compra de uma impressora de 6 a 8 cores.
  3. Velocidade X Qualidade de impressão - todos sonhamos com uma impressora super rápida, produzindo a mil, afinal "tempo é dinheiro"! Mas preste atenção, neste caso não vale a pena sacrificar qualidade de impressão em prol de velocidade.
  4. Durabilidade - toda a máquina sofre desgaste durante o tempo de uso, e a impressora não é diferente, principalmente as que utilizam-se de bulk ink. Algumas marcas possuem um chip em seus cartuchos que medem a quantidade de tinta que cada cartucho possui, ignorando o bulk ink. Assim, é muito comum para quem trabalha com a impressão de muitos arquivos ter que resetar os cartuchos várias vezes. E saiba, uma impressora com uso diário tem uma média de vida de 2 a 3 anos.
  5. Preço - e por último, o preço. Neste caso ele deve ser pensado depois dos outros itens tendo em vista o velho ditado "o barato sai caro". A pesquisa de preço junto aos fornecedores é muito importante pois podemos encontrar variações muito grande de valores.
Com estas questões pensadas e analisadas, você pode  sair com mais tranquilidade para buscar a impressora ideal para seu negócio, sendo possível entrar em uma loja qualquer e conversar com o vendedor sem sair "vendido" e acabar comprando o famoso "elefante branco".



Nenhum comentário:

Postar um comentário