domingo, 19 de outubro de 2014

Imprimindo em Ladrilho

Um dos maiores problemas que enfrentamos é fazer algum trabalho que exija uma arte maior do que nossa impressora possa dar conta. E agora? Como resolver esta situação?
Imprimir em ladrilho é uma opção e significa dividir a arte em vários pedaços a serem impressos no tamanho que nossa impressora suporta para que posteriormente possamos juntá-los e montar a imagem inteira novamente. É um recurso bastante utilizado quando nossa impressora é, por exemplo, A4 e precisamos fazer uma almofada no tamanho A3.


Observe que cada divisória na imagem representa uma folha a ser impressa.

Liute Cristian do Clube do Design mostra neste vídeo, de forma muito clara e objetiva, como resolver este problema utilizando o Corel Draw.



Esta é uma excelente alternativa, mas devemos atentar para um cuidado essencial: a união dos inúmeros pedaços que formarão a arte final deverá ser feito com muito cuidado e com muita precisão, caso contrário o desastre estará feito. Se a prensa tem o tamanho do objeto final, podemos imprimir os ladrilhos e uni-los antes de prensar; porém, a prensa pode ser menor ... então o cuidado deve ser redobrado, pois será necessário prensar ladrilho por ladrinho, observando cuidadosamente a união das artes. Fica a dica: caso você prense uma folha e a próxima avance um pouco por cima daquela já prensada, irá aparecer a emenda, pois na intersecção das folhas a imagem ficará mais escura, mais forte.
Veja um exemplo de almofada no tamanho 30cmX40cm feita com a união de duas folhas A4, prensadas uma de cada vez:


Outras almofadas produzidas utilizando a impressão em ladrilho e a prensagem folha a folha:


Observe que na almofada bem de baixo podemos notar claramente a emenda no centro da imagem.

8 comentários:

  1. impressão A4 tentar aumentar essa impressão para maior sem deixar manchas.

    ResponderExcluir
  2. vc indica então prensar uma folha de cada vez?se prensar com as folhas unidas vão sair a emenda?q fita usar?qual a configuração p/ se prensar 2 folhas A4 pra fazer uma estampa grande em uma blusa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. indico prensar tudo junto. Imprima em ladrilho e depois encaixe as folhas prendendo no verso com fita mágica da 3M. Prensar folha a folha não vai dar certo pois será muito difícil encaixar adequadamente as folhas direto no tecido.

      Excluir
  3. Olá Veronica, tudo bem!?
    Estou tentando prensar duas folhas unidas,mas sempre fica visível a emenda, aparece bem fraquinho um risco na emenda. Alguma dica? Desde já agradeço.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde,Anderson!!
      Como vai?
      Estou passando atualmente por este mesmo problema. Por acaso você encontrou uma solução?
      Aguardo seu retorno.
      Obrigado, Horomar França

      Excluir
    2. Gente, também tô com o mesmo o problema. Sempre aparece a emenda. Alguém resolveu o problema?

      Excluir
  4. também estou tendo problemas na montagem esta saindo uma mancha aqui

    ResponderExcluir
  5. Gente, também tô com o mesmo o problema. Sempre aparece a emenda. Alguém resolveu o problema?

    ResponderExcluir